quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cândido Portinari

Cândido Portinari, foi influenciado
pela a arte expressionista

Nasceu numa fazenda de café, Santa Rosa, no interior de São Paulo, filho dos imigrantes italianos Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato, que tiveram doze filhos, sendo ele o segundo. De família humilde, cursou apenas o primário, porém desde criança manifestou sua vocação artística. Aos seis anos de idade, Portinari começa a desenhar e aos nove participou durante vários meses dos trabalhos de restauração da igreja de Brodowski, ajudando os pintores italianos. Aos dez anos, desenhou o retrato de Carlos Gomes, como via numa caixa de cigarros.

Em 1918 Portinari, também chamado carinhosamente de "Candinho" pela família, viajou para São Paulo, para ingressar no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes, na qual estudou desenho e pintura, tendo como professores Rodolfo Amoedo, Batista da Costa, Lucílio de Albuquerque e Carlos Chambelland. Em 1922, Portinari executou um retrato para o Salão de Belas Artes, e ganhou medalha de bronze pelo seu trabalho.
A descoberta da terra

Um comentário:

  1. Achei pertinente a inclusão do Portinari no trabalho sobre Expressionismo: ele é dos maiores pintores brasileiros e conhecido internacionalmente, mas... o texto sobre ele deveria ter sido postado após o texto sobre Expressionismo e , já que o colocaram, deveriam ter escohido um texto mais representativo. Portinari pintou o mural sobre a paz na ONU e tem várias obras de destaque no Brasil: A igrejinha da Pampulha (Belo-Horizonte), o painel do antigo prédio do MEC no centro do Rio de Janeiro e outras mais.Ficou, portanto, incompleto.Que pena!

    ResponderExcluir